sexta-feira, 14 de junho de 2013

Onde treinar: Museu do Ipiranga


Onde treinar: Museu do Ipiranga


O Museu Paulista, ou popularmente conhecido Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895, e posteriormente foi construída o Parque da Independência, um dos principais cartões postais de São Paulo. Uma ótima opção de lazer com playground, chafariz e uma descida muito utilizada por skatistas. Ao seu redor há uma alameda que hoje é a conhecida pista de cooper Vinício Stancati, um circuito de mil metros e aproximadamente mil e quinhentos metros se contornada pelo chafariz recentemente restaurado. 


Mas quem foi Vinício Stancati? Descendente de italianos, nasceu em 20 de dezembro de 1931, foi um intenso entusiasta do pedestrianismo na região do Ipiranga e, principalmente, no Parque da Independência. Dedicou-se a inúmeras corridas sempre representando o bairro. Morreu em 1993, aos 62 anos. 
Em 25 de junho de 1996, a Câmara Municipal de São Paulo batizou a pista de cooper Atleta Vinício Stancati.



Endereço - Avenida Nazaré s/n Ipiranga - São Paulo
Horário de funcionamento: 5h às 20h, e no horário de verão, até às 21h

Dica importante - se você vai caminhar ou passear com seu animal de estimação, fique do lado direito da pista. A esquerda é reservada aos atletas mais rápidos.

Prós - Pista densamente arborizada, com aparelhos de ginástica para a terceira idade e deficientes físicos; local agradável e um belo cartão postal. Leve sua máquina fotográfica. Bicicletário, segurança, estacionamento, vendedores de água de coco, bebedouros (também para cães), playground.

Contras - Só tem um banheiro que fecha às 19h, mas é muito limpo, (post atualizado em 01/08/2013, reformaram o banheiro próximo ao chafariz). O prédio do Museu está em mau estado de conservação com infiltrações e rachaduras; à noite a pista de terra tem pouca iluminação.