sexta-feira, 21 de junho de 2013

Onde Treinar - Parque da Aclimação

A história do Bairro da Aclimação está diretamente ligada à história do Parque da Aclimação ou Jardim da Aclimação, como é conhecido. Em 1892, o médico Carlos José Botelho, nascido em Piracicaba, adquiriu uma grande extensão de terras cobertas de áreas verdes na região, chamada Sítio Tapanhoim, e resolveu reproduzir ali o Jardim D'Acclimatation de Paris. No local havia espaço para aclimatação e exposição de gado leiteiro importado, o que logo atraiu o interesse de pecuaristas. 
Na região também foi criado o primeiro zoológico paulista, um centro pioneiro de pesquisas em cancerologia, o primeiro silo da América Latina e o primeiro clube de equitação do país. Em 1916, a região toda era chamada de Aclimação.
Busto de Carlos Botelho no lago em frente a entrada principal
A Pista de cooper leva o nome de Antonio Daoud atleta que morreu durante uma prova de triatlon em 6 de maio de 1984. E tem 1.100 metros em asfalto e do lado oposto da entrada principal conta com um outro percurso com ótimas subidas. 
Placa em homenagem a Antonio Daoud


Infraestrutura do parque - Lago, concha acústica, jardim japonês, aparelhos de ginástica, pista de Cooper e caminhada, playgrounds com espaço para piquenique, paraciclo, campo de futebol e sanitários. Conta ainda com a Biblioteca Temática de Meio Ambiente.

Endereço - Rua Muniz de Souza, 1.119 - Aclimação 
Horário de funcionamento - diariamente das 6h às 22h 




Agradecimento - GUIA DOS PARQUES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO