quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pequenas dicas pré corrida

Algumas dicas para o dia da prova.

O dia tão esperado da corrida, seja ela de qualquer distância, sempre gera uma ansiedade. Isto é normal até para os atletas de elite, imagina para que vai participar pela primeira vez, perde-se até o sono e dá aquele friozinho na barriga. Mesmo tendo treinado corretamente e seguido a planilha, o dia D é sempre mais complicado, mas não se preocupe, a concentração é mais importante que a própria corrida em si.

Siga algumas dicas para amenizar a pressão.

- treine corretamente e alimente-se bem durante a semana que antecede a prova, evite mudar a alimentação, principalmente um dia antes e no café da manhã para evitar desconforto intestinal.

- pegue o kit pré-prova o quanto antes para evitar filas e já se motivar.

- na noite anterior, deixe a roupa, tênis, número e chip separados para facilitar, mas atenção: não use nada que já não tenha usado nos treinos, principalmente os tênis para evitar fricções e bolhas nos pés.

- Durma cedo e acorde cedo para chegar ao evento com antecedência para um bom aquecimento e alongamento, passar o filtro solar, amarrar o chip no tênis. Uma dica importante: dê um nó duplo para evitar que o cadarço desamarre no caminho e faça você perder minutos preciosos; se necessário, use os banheiros. Vá para a largada sem esta preocupação.

- Agora vamos para a largada: fique na baia de tempo para o qual você treinou, e, na largada, fique sempre à direita e deixe os mais rápidos passarem, porque um dia você também irá para a esquerda.

- sempre tome água em todos os postos de hidratação, tome água em pequenos goles para não engasgar, É muito bom jogar um restinho na cabeça dá uma boa despertada.

- agora que está chegando ao seu objetivo, é só correr para o sprint final e pular, fazer o aviãozinho, socar o ar, gritar, chorar, nessa hora vale tudo. Sua meta foi concluída e só quem a cruza a linha de chegada sabe a emoção que se sente.

- agora é só pegar o kit pós-prova e colocar a medalha no pescoço.

- Ah, um alongamento é bem-vindo.

Parabéns e já treine para próxima!