sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ORIGENS - Adidas

Você sabe a origem das marcas que você usa nas corridas? Neste post vou falar um pouco sobre a história da Adidas.



Adolf e Rudolf Dassler
Pouco tempo depois de retornar da 1ª Guerra Mundial, o alemão Adolf Dassler começou a produzir sapatilhas de pista na cozinha de sua mãe. Tempos depois, se associou com o irmão Rudolf Dassler, na cidade de Herzogenaurach, próximo a Nuremberg. Fundaram a Gebrüder Dassler Schuhfabrik (em alemão, Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler). Os negócios prosperaram e, em 1924, com a junção dos nomes Adi de Adolf e Das do sobrenome Dassler, surge a Adidas, considerada atualmente a maior potência em material esportivo.

Durante nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, Adi Dassler se dirigiu da Baviera
Jesse Owens
à Vila Olímpica, para convencer o velocista afroamericano Jesse Owens a usar seus sapatos. Owens foi o primeiro atleta afroamericano a ser patrocinado pelos irmãos Dassler. Quando o velocista foi consagrado com quatro medalhas de ouro, o sucesso confirmou a reputação dos calçados Dassler entre os esportistas mais famosos do mundo, despertando o interesse de treinadores de várias equipes nacionais.


Mas as disputas entre os irmãos para presidir a empresa acarretou, em 1947, o fim da sociedade. Rudolf, então, fundou a Ruda (iniciais de Rudolf e o sobrenome Dassler), que posteriormente foi rebatizada Puma.


fábrica da Adidas
Adolf, por sua vez, registrou sua empresa a partir de 1949 com o lema All Day I Dream About Sports (em inglês, Todos os dias eu sonho com esportes).
Adolf Dassler morreu em 1978, e a empresa foi assumida por Horst Dassler, filho de Adolf, que morreu em 1987. Hoje a empresa é comandada por um grupo francês.



Rudolf Dassler, Puma
Rudolf Dassler seguiu competindo com o irmão, mas a sua companhia era pequena em vista à crescente Adidas, e morreu em 1974. Foi sob a direção de seu filho, Armin Dassler, que a empresa tornou-se a empresa mundialmente conhecida que é hoje.

"All Day I Dream About Sports."

leia também

Nike