sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ORIGENS - Nike

Você sabe a origem das marcas que você usa nas corridas? Neste post vou falar um pouco sobre a história da Nike.


Phil Knight nasceu em 1938 em Portland Oregon. Sempre apaixonado por corridas, no colegial sua especialidade era os 1500 metros em pista, mas com pouco destaque nas provas regionais.


Em 1962, mudou-se para a Califórnia para estudar administração de empresas na Universidade de Stanford, e continuou a competir agora pela universidade. Mas encontrou um problema que já o vinha incomodando há algum tempo: o alto custo e o desconforto das sapatilhas de pista, já que nos EUA não se fabricava calçados para esta modalidade e somente duas marcas lideravam o mercado, Adidas e Puma. 

Em uma viagem para o Japão, conheceu o sistema de fabricação dos tênis Tiger e resolveu ser representante da marca em seu país. Para isso, abriu a empresa Blue Ribbon Sports em sociedade com o seu treinador, Bill Bowerman. Os negócios iam muito bem e diversos atletas já usavam a marca, quando, após sete anos, acabou o contrato e a Onitsuka Tiger não quis renová-lo. 

Phil se viu na hora de produzir a sua própria marca. Em 1971 criou a Swoosh, mas precisava de um logotipo que marcasse toda uma geração e também um nome que sugerisse algo vitorioso. Foi quando procurou a ainda estudante de design Carolyn Davidson que criou o logo e recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho. Jeff Johnson, um de seus recém-contratados funcionários, sugeriu o nome Nike, que significa Deusa Grega da Vitória, e por quem os atenienses tinham especial devoção por esta deusa e ergueram templos em sua honra para assinalar as vitórias militares.

O primeiro tênis da marca foi o Nike Waffle Trainer, ideia de Bill cuja inspiração teve enquanto sua mulher preparava waffles. Foi o que faltava para desenvolver um tênis confortável e leve para as corridas.

Com sua ambição de se tornar o número um em vendas e desbancar as
concorrentes, Knight queria que a marca crescesse com ar rebelde. Foi aí que o primeiro a patrocinar foi o corredor Steve Prefontaine, tido à época um atleta rebelde e um futuro promissor no atletismo. 

Pronto, estava criada uma das marcas mais conhecidas do mundo esportivo, segundo especialistas em marketing, Phil Knight popularizou o uso do tênis mesmo para não praticantes de esportes, "Just do It".