terça-feira, 27 de agosto de 2013

SUPER ATLETAS - Marílson Gomes dos Santos


Marílson treina no Crystal Palace em Londres para a Maratona Olímpica - Foto: Fernando Dantas
Se estiver passando por Santo André, facilmente verá o brasileiro melhor colocado na Maratona Olímpica de Londres e eleito pela All Atletics e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) atleta do Ano 2012 treinando seus habituais 220 quilômetros por semana. Nascido em Brasília em 1977, Marílson Gomes dos Santos, quando menino, jogou futebol na escolinha de Ceilândia, mas, devido à proximidade com a equipe de atletismo local (da qual seu irmão mais velho fazia parte), começou a treinar com eles.
Aos 12 nos, já integrante da equipe de atletismo local, despertou a atenção do técnico Albenes Souza. Aos 15 anos, mudou-se para São Paulo para fazer parte da equipe de atletismo do Sesi de Santo André. Na época, Marílson tinha um objetivo muito claro para sua recente carreira de corredor: ganhar a São Silvestre, sonho que realizou três vezes.

Adauto Domingues no Crystal Palace em Londres - Foto: Fernando Dantas
Seu currículo de vitórias é extenso: bi-campeão da Maratona de Nova York com o título de primeiro sul-americano a ganhá-la e o maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos. Mas todos estas vitórias vêm de um treinamento rígido e de muita dedicação ao esporte. Desde que se mudou para São Paulo, Marílson sempre foi treinado por Adauto Domingues, bicampeão pan-americano nos 3000 metros em Indianápolis e Havana.
É casado com a também atleta Juliana Santos, campeã pan-americana dos 1500 metros nos jogos Pan-americanos Rio 2007.