terça-feira, 20 de agosto de 2013

OS ULTRAS - Valmir Nunes

estátua do rei Leônidas
Na minha ambição de um dia me tornar um ultramaratonista, devoro cada vez mais literaturas sobre corrida e descobri grandes nomes desta modalidade, que posteriormente irei contar aqui no blog. Neste post, falarei sobre o ultramaratonista Valmir Nunes, morador da cidade de Santos (litoral paulista), que é considerado um dos melhores ultras do Brasil e com grande destaque e recordes obtidos em outros países.

Mas vou destacar aqui uma prova relacionada ao nome do blog, que é 

Spartathlon  prova que repete o caminho do soldado Fidípides e que leva os atletas pelos 245,3 quilômetros entre Atenas e Esparta, na Grécia, e onde Valmir foi campeão em 2001. Essa foi também sua primeira corrida acima de 100Km. 


Com pouca experiência em provas acima de 100 km e nenhuma estratégia traçada,
Valmir Nunes usou sua experiência em ultras para terminar bem a Spartathlon. O trajeto começa no Parthenon, atravessa todo o centro de Atenas, porto, litoral da Grécia, montanhas, vilarejos e, após cruzar a linha de chegada, tradicionalmente beija-se o pé da estátua do rei Leônidas. Todos os corredores recebem uma coroa de louros e bebem água do rio Evrotas, na cidade de Esparta. O primeiro colocado é também recepcionado pelo prefeito.

Quer saber mais? Valmir Nunes conta suas muitas histórias no livro Segredos de um Ultramaratonista.