domingo, 1 de setembro de 2013

DICA PARA UMA ALIMENTAÇÃO ANTES E DEPOIS DA CORRIDA

Na meia-maratona da Praia Grande, recebi um folheto sobre dica de café da manhã. E compartilho com vocês.

Esta refeição deve acontecer 2 horas antes da prova. A seguir uma sugestão de desjejum.

2 fatias e pão branco ou 1 pão francês;
1 colher de sopa de mel ou de geleia de frutas;
1 colher de sopa de requeijão light ou 1 fatia d queijo branco;
1 copo de suco de frutas diluído com água (de preferência natural ou de polpa);
1 colher de sopa de farinha de aveia;
1 banana;

Antes da prova

lanche: aproximadamente 60 minutos antes da prova (na concentração) consumir 1 porção de carboidrato: 1 maça ou 1 pêra ou 5 damascos seco ou 200 g de maçã desidratada.

Durante a prova

água bebidas hidroeletrolíticas: é muito importante consumir estas bebidas ao longo da prova para evitar desidratação. Use os postos de água e de bebidas hidroeletrolíticas para refazer seus estoques de líquidos. Gel de carboidrato: consumir 1 unidade a cada 30 - 40 minutos para manter seus estoques de glicogênio cheios. O gel deverá ser sempre ingerido com água para evitar enjoos, náuseas e mal estar, além disso, a água proporciona melhor absorção dos carboidratos!

Após a prova

A recuperação da hidratação também deve ser priorizada por meio de água, sucos e água de coco. Consuma cerca de 500 ml de líquidos a cada 0,5 kg perdido.

Tente realizar uma refeição rica em carboidratos (pães, batatas, macarrão, arroz) e proteínas (frango, peixes, carnes ou outras fontes magras) o mais rápido possível, pois ajudará na recuperação dos estoques de energia e a recuperação muscular.