sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CURIOSIDADES - o corredor caçador

Se você ainda tem dúvidas sobre a capacidade do ser humano de correr, saiba que somos o único animal dotado de tendão de aquiles, cuja função é ajudar no equilíbrio e nos impulsionar nas caminhadas e nas corridas. Hoje não precisamos correr atrás da comida e, às vezes, nem correr atras do ônibus quando nos atrasamos.

Neste post vou relatar os primitivos métodos de caça da tribo dos Bosquímanos do deserto do Kalahari, ao sul do continente africano, conhecidos como caçadores coletores, este estilo de caça remonta ao nosso passado pré-histórico.

Os homens da tribo se reúnem para um dia de caça, se dividindo em um pequeno grupo, entre eles os mais experientes e com resistência (que seria hoje os ultramaratonistas) e os mais novos (os velocistas). Quando localizam a presa - os preferidos são os antílopes - não utilizam armas e sim correm atrás do animal que, assustado, sai em disparada. Neste primeiro momento, é o trabalho dos mais novos, enquanto os mais velhos correm em uma velocidade menor, acompanhando o movimento da caçada. 

Quando o animal começa a se cansar e dá uma paradinha, os mais novos diminuem a marcha e entram os mais velhos com mais resistência cercando a vítima ainda na corrida e aguardando o animal morrer de exaustão. Pareceu fácil? Para esta técnica, os Bosquímanos podem percorrer facilmente mais de 60 km. Na prática, como funciona: o ser humano é um dos únicos que troca calor pelo suor e se refrigera tomando líquidos. Ao contrario do antílope, que se superaquece quando se movimenta por muito tempo, levando-o a morte.

Leia mais
Barefoot Running

por que a maratona tem 42,195

SABE COMO SE FAZ A AFERIÇÃO DA QUILOMETRAGEM DE UM PERCURSO