terça-feira, 1 de outubro de 2013

ORIGENS - Asics

Seguindo a história das marcas que usamos nos treinos e nas corridas, neste post falaremos da Asics.

A marca foi fundada em 1º de setembro de 1949 no Japão, por Kihachiro Onitsuka, com o nome de Onitsuka Company, inicialmente produzindo tênis para basquete na sala de sua casa, em Kobe. Os primeiros exemplares vinham com a cara de um tigre no solado. 

Em 1951, uma ideia brilhante fez o sucesso bater na porta de Onitsuka. A inspiração de um novo tênis de solado com referência às ventosas de um polvo lhe trouxe a conquista de 50% do mercado japonês. Em 1953, um trabalho em conjunto com maratonista Tooru Terasaw resultou em um tênis que não provocava
bolhas nos pés e, em 1957, o corredor Abebe Bikila, conhecido por correr sempre descalço, começou a utilizar os calçados Onitsuka Tiger. Já em sua primeira corrida o calçado lhe trouxe a vitória e, conseqüentemente, um enorme aumento de visibilidade para a jovem marca japonesa. Era o início da diversificação de produtos da empresa e a estreita relação com o atletismo e as corridas.
-
Em 1964, Phil Knight antes de fundar a Nike, foi o primeiro fora do Japão a representar a marca Tiger no segmento de atletismo da empresa de Onitsuka nos Estados Unidos. Em 1971, esse contrato foi quebrado e surge então a Nike por Phil. Com a explosão do futebol no Japão, a empresa resolveu lançar sua primeira chuteira para a prática do esporte. No começo dos anos 70, aproximadamente 70% dos principais corredores mundiais utilizavam os produtos Tiger. Pouco depois a empresa estabeleceu sua primeira subsidiária no continente europeu, localizada na Alemanha para concorrer com a poderosa Adidas. Nesta época a empresa havia crescido bastante, e passou então a fabricar não somente calçados esportivos como também roupas e acessórios.-
-
Em 21 de julho de 1977 a empresa se fundiu com a GTO e a JELENK para constituir oficialmente a ASICS CORPORATION, formada agora por sete grandes unidades fabris. O nome ASICS foi baseado no famoso ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que quando traduzido expressa o antigo ideal “Mente sã, corpo são”, com este novo ideal de que a melhor forma de criar um estilo de vida saudável e feliz é promover saúde e condicionamento físico. Naquele mesmo ano, os produtos ASICS foram introduzidos nos Estados Unidos trazendo com eles uma história de desempenho atlético e avanços tecnológicos, filosofia que permanece fiel até os dias de hoje.


"Anima Sana In Corpore Sano"

Leia mais