quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Qual o melhor horário para se correr na rua?


A segunda atividade física mais praticada no Brasil, a corrida, se tornou um hábito no cotidiano dos brasileiros. Por conta disso, correr nas praças e parques é uma opção valiosa quando se trata de colocar o corpo em forma para o verão.

Segundo o professor de cursos de especialização da Faculdade Inspirar, Marcelo Zager, a escolha do melhor horário varia de pessoa para pessoa, mas pode ser um diferencial no desempenho do esporte.“Existem pessoas que estão mais dispostas pela manhã, outras pela noite. Cada um precisa reconhecer em seu próprio corpo o horário em que se sente melhor para praticar uma atividade física”, afirma.

Entretanto, o especialista recomenda aos atletas que se poupem das corridas durante os períodos do dia que têm temperaturas mais elevadas. “Vale lembrar que nos horários mais quentes, o estresse sobre o organismo em atividade física é maior e, por isso, devem ser evitados”, explica.

Para o professor, além dos benefícios para o corpo, realizar atividades físicas aumenta a imunidade contra possíveis problemas de saúde, mas ele esclarece que, para que haja um resultado eficaz, o atleta precisa praticar o exercício por no mínimo 20 minutos, durante três dias por semana. “A corrida pode ajudar no processo de emagrecimento ou manutenção do peso. Além disso, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, o controle de estresse, previne a insônia, fortalece os ossos, músculos, tendões e ainda melhora o humor”, comenta.