sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vamos cuidar dos pés

Você, corredor, já consultou um podólogo? O termo podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando, então, podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés.

São os nossos pés que nos levam de um lado para o outro com agilidade e rapidez. Os pés são a base de sustentação do nosso corpo e, por isso, merecem cuidados pra lá de especiais. E quem os utiliza muito durante a prática de algum esporte, precisa ter um cuidado redobrado. Um bom tênis, aquecimento, alongamento, acompanhamento médico e nutricional, são apenas alguns detalhes que um bom atleta não deve deixar passar despercebido. 

A cada 100 metros corridos, os pés impactam contra o piso de 500 a 1.250 vezes. Cada pé toca o solo cerca de 50 a 70 vezes por minuto. A força do impacto é de duas a quatro vezes o peso corpóreo. Fatores estruturais e má escolha do calçado podem ocasionar males como bolhas, calosidades, joanetes, unhas encravadas, desvio das articulações, tendinite, entorse, luxações e, em alguns casos, até lesões mais graves. Os problemas nos pés também afetam a coluna, por isso a importância de estar com a saúde dos pés em dia.

Os especialistas da área orientam a caminhar descalço sempre que possível. Os pés não gostam de ficar fechados dentro dos sapatos o tempo todo. Isso também ajuda a evitar as deformidades.

Fuja das meias de fibra sintéticas, como as de nylon, que fazem os pés transpirar. Use apenas meias de algodão e lã.

Então, siga estas dicas e cuide bem dos seus pés, e corra cada vez mais longe.